sábado, 28 de agosto de 2010
Expointer 2010
Começou nos campos da Redenção em 1901.
Em 1909, a Exposição passou a ser realizada no Prado Rio Grandense, onde mais tarde foi construído o Parque de Exposições Menino Deus, atual sede da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
1912 – Monta-se uma estrutura maior para o Parque Menino Deus, devido ao crescente interesse pela exposição estadual. Uma pavilhão metálico é encomendado a uma indústria inglesa. Em torno do pavilhão são construídos baias e pistas para desfile de animais, galpões para armazenamento de forrageiras e alojamentos para os peões.
1920 – São destacadas, até este ano, as atuações das comissões de Orçamento, Constituição e Justiça e do Planejamento quando da organização de feiras. Nessa época, a agropecuária está inserida nas atividades da Secretaria da Fazenda e consta nos levantamentos orçamentários enviados pelos presidentes da província (governadores) e em pareceres da Comissão de Orçamento da Assembléia de Representantes do Rio Grande do Sul.
1929 – Instalada, por Getúlio Vargas, então presidente da província (governador do Estado), a Diretoria de Agricultura da Secretaria de Obras Públicas, embrião da futura Secretaria da Agricultura.
1935 – Criada, em 26 de junho, a Secretaria da Agricultura. No ano seguinte, a mesma é instalada em definitivo.
1937 – Firmado, em 6 de agosto, convênio entre Governo do Estado e Ministério da Agricultura instituindo as exposições estaduais de animais. As primeiras são realizadas alternadamente em municipios do Interior.
1955 – São fixados os certames estaduais no Parque Menino Deus.
1967 a 1969 – Constata-se a incapacidade do Parque do Menino Deus em sediar eventos com a presença de cabanheiros da Argentina e Uruguai. Em razão disso, o Governo do Estado compra, entre oito áreas selecionadas, 64 hectares da fazenda Kroeff, em Esteio. Apesar de protestos de produtores, criticando a mudança para um lugar considerado à época distante, inicia-se a construção pela Secretaria da Agricultura do Parque de Esteio.
Em 1970, as instalações do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil estavam prontas e foi realizada a 33ª Exposição Estadual de Animais.
1977 – Recebe nova denominação o Parque de Esteio: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do Estado no começo do século XX e que, neste mesmo ano, em agosto, tem a memória reverenciada com o título, concedido pelo governo estadual, de Patrono da Agricultura.
1984 – Passam a ser realizados anualmente na Expointer os certames internacionais de animais.
1988 – Ampliam-se as instalações da tribuna de honra do Parque Assis Brasil.
Em Esteio já foi chamada de Multi Feira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário