Sua cidade no Globo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Baleia Jubarte encalhada no Litoral Norte do RS


A baleia encalhada desde sábado (21), no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foi observada na tarde deste domingo (22) por um biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (CECLIMAR). Encaminhado até o local por uma viatura do 1ª Batalhão Ambiental da Brigada Militar, o biólogo Maurício Tavares fez uma pré-análise das condições do animal, que pode ter se aproximado da costa por estar doente.

“Aparentemente, se trataria de uma baleia jubarte, uma espécie que no Rio Grande do Sul não costuma se aproximar da costa. Provavelmente, o animal deve estar doente e talvez por isso tenha encalhado no banco de areia, porque está debilitado”, constatou o biólogo, coordenador do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos e pesquisador do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).

Tavares afirmou que uma tentativa de rebocar a baleia prejudicaria o estado do animal, que já se mostra muito debilitado.

“Vamos esperar até amanhã para ver se, com a alta da maré, ela consegue se desprender sozinha. Se ela permanecer no local, vamos reavaliar a situação para decidir quais medidas tomar”, disse.

O biólogo fez um alerta, pedindo que curiosos evitem as tentativas de deslocar a baleia, pois essa agitação causaria mais estresse e as cordas poderiam machucar o animal.
Após coletar material para exames e averiguar que a baleia Jubarte presa em um banco de areia na praia de Capão Novo, aparentemente, não possui lesões graves, a equipe de biólogos do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) decidiu organizar uma operação para o desencalhe do animal. A ação contará com o auxílio da Petrobras e dos bombeiros.

Além de não estar ferida, a segunda boa notícia, de acordo com o Ceclimar, está no fato de o animal ter conseguido se mover e retirar a nadadeira esquerda do banco de areia.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: