Sua cidade no Globo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Orquídeas de Joinville


Desde que os primeiros imigrantes chegaram a Joinville, SC em 1851, o cultivo de flores sempre foi um costume adotado pelos habitantes da mais simpática e acolhedora cidade catarinense. No início do século passado, em 1906, o município recebeu por parte do governo Afonso Pena, o título de "Cidade Jardim".

Hoje Joinville é carinhosamente chamada de "Cidade das Flores".

O solo e o clima propício da região, fizeram com que cada morador cultivasse seu jardim com muitas flores, prática mantida até hoje em grande parte da cidade.

Com o passar do tempo, os imigrantes começaram a recolher orquídeas em meio a Mata Atlântica, no trecho exuberante da Serra do Mar. Em 1936, o hábito de cultivar orquídeas já tinha grande número de adeptos, então os orquidófilos decidiram expor as orquídeas para os amigos, fundando assim a Exposição de Flores & Artes (EFA). A primeira edição foi realizada de 28 de novembro a 2 de dezembro de 1936.

A singela exposição de orquídeas transformou-se numa grande exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais, onde se agregou um projeto paisagístico. Toda a criatividade dedicada à festa, teve por merecimento várias premiações de nível nacional como evento turístico.

A Festa das Flores nos dias atuais

Com o passar dos anos este costume se expandiu e surgiu a primeira Festa das Flores de Joinville, uma exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais incentivada pela Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (AJAO), com o objetivo de reforçar a idéia de reunir em um só local as várias espécies de orquideas e flores cultivadas.

Hoje no contexto da exposição estão agregados outras manifestações culturais, música, dança, concursos, folclore, arte e eventos. ESPAÇO CULTURAL: O canto, o teatro e a dança fazem parte da programação. Um show de alegria todos os dias.

OS IDOSOS SE DIVERTEM: Em clima de total descontração, os idosos se divertem durante todo o dia na Expoville. A programação inclui atividades especiais, exposição, música e dança típica

CARAVANAS ESCOLARES: Estudantes da rede pública e particular da cidade visitam a festa e participam das oficinas didáticas organizadas por várias entidades.

MERCADO DE PLANTAS: É a oportunidade do visitante levar uma lembrança viva da festa, adquirindo belas e raras espécies de flores e plantas diretamente do produto

CONCURSO DE JARDINS: O concurso acontece durante a realização da festa, estimulando o joinvilense a manter seus jardins sempre floridos.

A exposição da Festa das Flores já teve como locais:

* 1.936 a 1.958 - Sociedade Harmonia Lyra
* 1959 - Prédio da União do Comércio
* 1.960 a 1.969 / 1.973 / 1.976 a 1.977 - Sociedade Ginástica de Joinville
* 1975 - Catedral Diocesana de Joinville
* 1970 a 1972 - 1974 - 1978 a 2002 - Pavilhão da Expoville
* 2003/2004 - Expocentro Edmundo Dobrawa
* 2005 - Pavilhão da Expoville
* 2006 - MEGACENTRO

Até o ano de 1.969 a exposição teve o nome de Exposição de Flores, e a partir de 1.970 passou a ser chamada de Festa das Flores, nome dado pelo Sr. Ramiro Gregório da Silva.

LOCAL OFICIAL DO EVENTO DESDE 2005
O local oficial do evento desde 2005 ( exceção 2006) é no Complexo da Expoville na Rua Quinze de novembro 4315.

Nenhum comentário: