Sua cidade no Globo

sábado, 27 de novembro de 2010

Carnaval 2011



Quatro lugares, duas festas, um santo, um povo, um bloco, um complexo industrial e muitas mulheres. Por esses universos, desfilarão as 12 escolas de samba do Grupo Especial de Porto Alegre, no próximo Carnaval, tentando o título no Sambódromo do Porto Seco.

Às vésperas da realização da Mostra de Sambas-Enredo (será nos dias 3 e 4, na quadra da Império da Zona Norte), primeiro evento oficial do Carnaval 2011, baterias, harmonias musicais e destaques já se preparam com afinco. O Diário Gaúcho antecipa aqui um pouco do que será apresentado em março (dias 4 e 5), nos desfiles oficiais.

- As viagens

O público que acompanhar os desfiles, sem sair do Sambódromo do Porto Seco ou da frente da tevê, “viajará” por Santa Maria (RS), Foz do Iguaçu (PR), Portugal e África do Sul. As duas cidades e os dois países são temas de quatro candidatas ao título.

O município gaúcho estará presente no desfile da Imperadores do Samba, que partirá da lenda do amor entre a índia minuano Imembuí e o português Rodrigo, o Morotin, para contar a história do lugar.

Outra lenda indígena, que fala sobre o nascimento das Cataratas do Iguaçu, será ponto de partida no enredo da atual campeã, a Imperatriz Dona Leopoldina. O carnavalesco Chico Passos buscou inspiração principalmente nos pontos turísticos da cidade paranaense.

Depois de abordar a cultura chinesa, em 2010, a Restinga vai à África do Sul, de Nelson Mandela, em 2011. Os povos, a cultura, a luta contra o regime segregador do apartheid são alguns dos pontos a serem abordados.

A Império da Zona Norte, por sua vez, terá Portugal, com sua história de navegação e grandes descobrimentos e a herança cultural deste país no Brasil, como tema.

- As festas

Com enfoque centrado na cerveja e no chope, a União da Vila do IAPI levará para o Porto Seco uma típica festa alemã: a Oktoberfest. Na verdade, os festejos, realizados no Brasil a cada outubro, principalmente no município catarinense de Blumenau, são o ponto de chegada do enredo, que inclui histórias e lendas.

A Bambas da Orgia, por sua vez, aposta no próprio Carnaval, maior festa popular do país. Escola mais antiga da Capital, com 70 anos, a Azul-e-Branco contará a história da folia na cidade, relembrando personagens como o Rei Momo Vicente Rao, blocos, tribos e a brincadeira com confete, serpentina e lança-perfume.

- De São Jorge ao Polo

Mais uma vez, o sagrado e o profano estarão unidos na passarela do samba. Desta vez, com a Embaixadores do Ritmo, que terá como tema São Jorge, o Santo Guerreiro. A Praiana optou pelas tradições, cultura e alegrias do povo cigano.

A Acadêmicos de Gravataí, para comemorar seu cinquentenário, convidou outra entidade que chegará aos 50 em 2011: o Bloco Cacique de Ramos, um dos mais tradicionais do Rio, além de reduto de grandes bambas, como o Grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e outros. Na variedade de opções de temas, a Vila Isabel optou por um complexo industrial, criando um enredo sobre o Polo Petroquímico de Triunfo.

- As mulheres

Uma das maiores e mais premiadas porta-estandartes porto-alegrenses (por sinal, essa função faz parte da tradição local e é uma das peculiaridades do nosso Carnaval) inspira o desfile da Império do Sol.

Onira Pereira, que fez história na Bambas da Orgia e que, além disso, representou a cidade na Marquês de Sapucaí em desfiles da Vila Isabel, da Estácio de Sá e da Grande Rio, será a grande homenageada.

Já a gari Roseli Silva, criadora do Instituto Renascer da Esperança, no Bairro Restinga, será tema da Academia de Samba Puro, que ainda abordará mulheres da Mangueira para homenagear as brasileiras.

12 HISTÓRIAS
Imperatriz Dona Leopoldina
- Classificação em 2010: campeã
- Enredo para 2011: Dona Leopoldina Caminha Pelo Paraíso Foz do Iguaçu: Destino do Mundo!
Estado Maior da Restinga
- Classificação em 2010: vice-campeã
- Enredo para 2011: A Restinga Multiracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval.
União da Vila do IAPI
- Classificação em 2010: terceiro lugar
- Enredo para 2011: Com Líquido dos Deuses, Vem Para Vila Brindar na Oktoberfest!
Embaixadores do Ritmo
- Classificação em 2010: quarto lugar
- Enredo para 2011: A Música, a Mística, a Fé, a Lenda – Salve Jorge.
Imperadores do Samba
- Classificação em 2010: quinto lugar
- Enredo para 2011: Na História contada por Imembui e Morotin, a Imperadores é Santa Maria da Boca do Monte.
Império da Zona Norte
- Classificação em 2010: sexto lugar
- Enredo para 2011: Portugal – Terra Mãe Gentil Deste Gigante Chamado Brasil.
Unidos de Vila Isabel
- Classificação em 2010: sétimo lugar
- Enredo para 2011: O Polo é a Química Perfeita da Vila Isabel.
Bambas da Orgia
- Classificação em 2010: oitavo lugar
- Enredo para 2011: Ô Abre-Alas Que eu Quero Passar.
Acadêmicos de Gravataí
- Classificação em 2010: nono lugar
- Enredo para 2011: A Onça Negra Festeja o seu Cinquentenário em um Doce Refúgio Chamado Cacique de Ramos.
Império do Sol
- Classificação em 2010: 10º lugar
- Enredo para 2011: Onira Pereira – A Trajetória de Uma Estrela.
Praiana
- Classificação em 2010: 11º lugar
- Enredo para 2011: Pelos Caminhos da Vida, Fiz Minha Pátria. Sou Cigano, Sou do Mundo, Sou Feliz.
Samba Puro
- Classificação em 2010: campeã do Grupo A
- Enredo para 2011: Assim Renasce a Esperança – De Roseli da Silva às Mulheres da Mangueira, a Samba Puro Homenageia a Mulher Brasileira.

Nenhum comentário: