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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Escola Técnica Tupy



Em 1959, Hans Dieter Schmidt, na época presidente da Fundição Tupy, fundou em Joinville a Escola Técnica Tupy-ETT, dirigida pelo Prof. Sylvio Sniecikovski. A inspiração para a criação da ETT veio do modelo da indústria Suíça George Fischer, reconhecida na Europa pela excelência por causa de uma escola técnica. Posteriormente, foi criada a sua mantenedora a Sociedade Educacional Tupy–SET.

A ETT foi fundada para formar cidadãos comprometidos com a comunidade e profissionais competentes para impulsionar Joinville no mercado nacional e internacional, a partir do referencial europeu, com tradição e seriedade na educação. Os cursos técnicos pioneiros foram: Máquinas e Motores, transformado em Mecânica, e Metalurgia, pioneiro no país.
Se nos anos 70 as apostilas internas faziam sucesso hoje a Sociesc tem a internet, o ensino à distância.
Theo Fernando Bub, Honorino, Clarice, Marcos, Lopes e tantos outros participaram da época de Ouro da escola.
Entretanto, na década de 80, devido à grande crise econômica no país, que afetou várias organizações, a Tupy Fundição precisou passar por reestruturação afetando a ETT. Conseqüentemente, para conseguir mantê-la a direção da ETT, estrategicamente elaborou a proposta de criar a Sociedade Educacional de Santa Catarina–Sociesc, apoiada por um conselho empresarial com representantes das principais empresas de Joinville.

Assim, em 1985, a mantenedora da ETT passou a ser Sociesc-Sociedade Educacional de Santa Catarina. Desta forma, a Sociesc precisou iniciar a busca por gestão própria para sua continuidade. A reestruturação ocorreu a partir da necessária sustentabilidade da organização e pelo reconhecimento dos grandes empresários do importante papel de formação profissional da entidade.

A necessidade de um modelo independente e forte para a Sociesc, foi criteriosamente desenhado em seu planejamento estratégico a partir de 2000, sob direção de Sandro Murilo Santos. Portanto, a Sociesc cresceu e além do ensino técnico passou a oferecer ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Fortaleceu também as áreas de engenharia e tecnologia prestadoras de serviços de ferramentaria, fundição, tratamento térmico, laboratórios e consultoria tecnológica. Além disso, a implementação de um modelo de atuação universitária por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

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