terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
IF Araranguá SC
Antes se chamava Cefet agora é IF, Instituto Federal de Educação.
Começou com ensino técnico, agora tem ótimos cursos superiores.
E é de graça.
Em Araranguá Sc está no lugar do antigo campo de pouso.
A Prefeitura apoiou bastante.
Os primeiros cursos eram na área de confecção e modelagem, uma das vocações da região.
Agora tem até licenciatura em Física com alunos até de outros estados.
E ainda tem vaga para este semestre.
Os outros cursos do Campus são:
* Eletromecânica
* Malharia e Confecção
* Produção de Moda
* Licenciatura em Física
* Especialização PROEJA
O Histórico da Unidade
A perspectiva de implantação da Unidade Araranguá começou no final de 2005, quando o Presidente da República, ao sancionar a Lei nº 11.195, de 18 de novembro de 2005, revogou a lei que impedia a União de criar novas unidades federais de EPT.
No Plano de Expansão I do MEC, foram planejadas 60 novas unidades de ensino, sendo que 27 já estão concluídas e 33 devem ser finalizadas até o final de 2007.
Santa Catarina foi contemplada com 4 destas novas unidades. Além disso, o CEFET-SC foi o único a implantar 3 unidades de ensino no ano de 2006.
Em setembro de 2005, foi realizada uma reunião com empresários, políticos e a comunidade em geral de Araranguá, para definir quais os cursos técnicos e quais os cursos de formação inicial e continuada que seriam implementados.
Os cursos de formação inicial e continuada foram o de costura industrial de 200 horas e o de modelagem industrial de 80 horas. Em fevereiro de 2006, foram selecionados os professores para os cursos de formação inicial continuada, contratados pela Prefeitura Municipal de Araranguá.
A Prefeitura também comprou 34 máquinas de costura, 1 de corte, 2 mesas de corte, 1 compressor de ar comprimido e 1 bebedouro. O primeiro Curso de Costura Industrial iniciou no dia 5 de março de 2006 e terminou no dia 18 de maio de 2006. O primeiro curso de Modelagem Industrial iniciou no dia 2 de outubro de 2006 e terminou no dia 4 de dezembro de 2006.
Atualmente, os cursos estão em oferta contínua, onde o curso de Costura Industrial está na sua sétima realização e o curso de Modelagem Industrial está na quinta oferta consecutiva. Até o presente, foram formadas 204 costureiras e 97 modelistas.
Os cursos técnicos seqüenciais definidos pela comunidade foram Moda e Estilismo, Têxtil em Malharia e Confecção e Eletromecânica.
O quadro de pessoal da Unidade é de 40 professores e 25 técnicos administrativos. Neste ano, foram liberadas 19 vagas para professor e 12 vagas para técnico administrativo. Em dezembro, estes servidores assumem seus cargos.
Para implantar a Unidade, estão sendo construídos 2.000 m² de área, de um total de 4.000 m².
No dia 12 de dezembro de 2007, foi realizado o primeiro exame de classificação para os cursos técnicos e já está acontecendo o processo de ingresso para o segundo semestre de 2008. Além disso, outros cursos estão sendo implantados, inclusive de Licenciatura, como a de Física que iniciará em agosto deste ano.
As obras não param. Há sempre pedreiros trabalhando.
Já é necessário um alojamento ou moradia estudantil.
Também outras ações afirmativas se fazem necessárias para evitar o abandono.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário