terça-feira, 13 de julho de 2010
Vegetais proliferam na barragem da Lomba do Sabão
Infelizmente muitos jovens já morreram afogados na barragem junto ao parque Saint Hilaire zona leste de Porto Alegre divisa com Viamão.
É o que comentam alunos da escola São pedro do beco da taquara.
Em mais uma ação preventiva, a Coordenação de Defesa Civil de Porto Alegre esteve na barragem da Lomba do Sabão, no Parque Saint'Hilaire. O reservatório está coberto pela planta conhecida como Marrequinha d'Água. O volume de chuva nos últimos dias saturou a presença de vegetais na água e a possibilidade de mais precipitações pode agravar a situação, podendo prejudicar a drenagem natural e ocorrerem inundações em áreas de ocupação humana. Nas imediações da barragem há 170 moradias da Vila dos Herdeiros.
Conforme análise dos agentes da Defesa Civil, o arroio pode transbordar perto das pontes na altura do número 531 da rua João Antônio Lopes Fernandes. No local, há acúmulo de vegetação solta, lixo orgânico, terra e entulhos vegetais que dificultam o escoamento das águas.
O coordenador da Defesa Civil, Léo Antônio Bulling, acionou uma operação integrada da prefeitura para a retirada da vegetação, com a participação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) para limpeza do canal. A barragem é utilizada como reserva técnica em caso de falta de água pelo Dmae. A prefeitura investe anualmente cerca de R$1 milhão para preservação da barragem da Lomba do Sabão na divisa entre Porto Alegre e Viamão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário