Toda sujeira carregada pela correnteza do rio Tubarão ao longo de vários municípios durante a enchente da semana passada, no Sul do Estado, foi parar sobre a faixa de areias da praia do Mar Grosso, em Laguna.
Como a foz do rio fica perto das correntes marítimas, “devolveram” para terra firme toneladas de lixo de toda espécie e transformaram a paisagem daquele que é considerado um dos melhores balneários da região.
Os três quilômetros de extensão da faixa de areia da praia do Mar Grosso estão cheios de sujeira, mas o acumulo de lixo é maior nas proximidades dos molhes da barra. Troncos de árvores, galhos e restos de madeira estão espalhados entre garrafas plásticas e de vidro, chinelos, brinquedos, plásticos em geral, tecidos, muitos pneus velhos e até algumas carcaças de animais.
Apesar do péssimo visual, muitos surfistas em buscas de ondas e moradores que costumam fazer caminhadas continuam frequentando a praia. Teve gente conseguiu até garimprar algo de valor no meio de tanto lixo.
“Nos últimos dias, achei uns 30 quilos de chumbo das redes e linhas de pesca que estavam no rio e a correnteza trouxe para cá”, contou o pescador Elói da Silva.
A Prefeitura de Laguna começou a operação de limpeza na segunda-feira, mas como as chuvas voltaram na terça e na quarta-feira os trabalhos precisaram ser interrompidos. A previsão é de que a limpeza total da praia demore umas três semanas.
Com as chuvas de ontem, chegou a 15 o número de municípios atingidos e a mais de 150 mil os afetados pela chuva. As regiões mais afetadas foram a Grande Florianópolis, a Serra, o Litoral Norte e o Vale do Itajaí.
Fonte: A Notícia Joinville SC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário