Um grupo de dezenas de manifestantes ligados ao Bloco de Luta Pelo Transporte Público e a movimentos sociais ocupou o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre no final da tarde desta quarta-feira.
Os manifestantes, que acompanhavam a sessão, invadiram o plenário por volta das 17h45. No momento, os vereadores discutiam um projeto de lei do Executivo. Alguns deles deixaram o local em meio ao tumulto.
Os vereadores estão com opiniões divididas. João Derly (PCdoB) criticou a ação:
— Sou sempre a favor do diálogo.
Já Fernanda Melchionna (PSOL) apoiou a iniciativa.
— São jovens revoltados. Se tem um responsável pela ocupação, são os governantes — afirmou.
Segundo um representante do Bloco de Luta, o objetivo do grupo é permanecer na Câmara até que seja estabelecido o passe livre universal no transporte público de Porto Alegre e que as planilhas de custos das empresas de ônibus sejam abertas à população.
Os manifestantes realizaram uma assembleia para deliberar sobre os rumos da mobilização. Cada um deles falou por cerca de dois minutos e apresentou suas argumentações. Por volta das 23h30min, a reunião foi encerrada e ficou definida a permanência no plenário da Câmara durante a madrugada. Uma nova assembleia foi convocada para as 8h desta quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário