sábado, 9 de outubro de 2010
Mineiros do Chile vão ser resgatados
A data provável para o início do resgate final dos 33 mineiros presos na mina no norte do Chile é quarta-feira, depois que foi decidido que apenas um primeiro trecho do túnel concluído este sábado será revestido, informou o ministro da Mineração, Laurence Golborne.
"Estamos definindo a data provável para o resgate em torno de quarta-feira", assinalou Golborne à imprensa, junto à mina San José.
O ministro explicou que essa data foi definida depois de ser resolvido revestir apenas o primeiro trecho do duto de 622 m que este sábado chegou até os mineiros.
"Revisamos isso com vários grupos de geólogos e geomecânicos, chegando à conclusão de que este duto não deve ser forrado de forma completa", detalhou o ministro.
O duto de 66 a 70 cm de diâmetro será revestido em seus primeiros 96 m, onde existe uma zona de maior probabilidade de desprendimento de alguma pedra, o que poderia dificultar o deslizamento da cápsula na qual os mineiros serão içados um a um.
"Decidiu-se colocar um casing (revestimento) de até 96 metros, que estimamos razoável", explicou o ministro, acrescentando que assim não deverá haver problemas da cápsula ficar presa por causa da leve inclinação do percurso construído.
Esse revestimento começará já na noite deste sábado, quando serão instalados 16 tubos de seis metros de extensão cada um e que deverão ser soldados.
Toda a operação deverá levar um dia e meio.
"Uma vez que se termine esse processo, devemos retirar as máquinas e iniciar a colocação do sistema de encaixe das roldanas que vão mover a cápsula de resgate. Isso vai levar outras 48 horas", detalhou ainda.
"A decisão de colocar o casing nos 96 metros nos dá uma vantagem de usar os equipamentos para instalar o casing, aproveitar a mesma máquina que já está instalada e utilizar o tempo para desinstalar e instalar um guindaste", afirmou, por sua vez, o chefe das operações de resgate, o engenheiro André Sougarret.
"A qualidade da rocha é muito boa, 90% da rocha ficou intacta", acrescentou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário